sexta-feira, março 28, 2008

Suplementos o que são, o que fazem?

O termo suplementação consiste na concentração de nutrientes ingeridos além da ingestão habitual e das recomendações nutricionais, na tentativa de suprir as células quantitativamente.
Os suplementos surgiram com o objectivo de suprir as deficiências alimentares nas dietas dos atletas de alto nível, pois estas proporcionavam uma recuperação muscular mais rápida e um crescimento e fortalecimento muscular, permitindo assim treinos mais prolongados, intensos e consequentemente melhores resultados nas competições.
Consequentemente, os suplementos tornaram-se vitais para os atletas, uma vez que facultam uma optimização dos seus resultados e performance.
Apesar dos resultados acima referidos, as razões principais da suplementação de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono...) são:
Optimização a função celular, em situações de –ingestão inadequada; obtenção inadequada dos micronutrientes devido a dificuldades de aborção, aumento da necessidade destes nutrientes verificada, por exemplo, durante as fases de crescimento, gestação e lactação, e práctica de actividade física de elevada intensidade e de longa duração.
Para obter efeitos farmacológicos a fim de corrigir funções celulares anormais como resultado do processo de uma doença.
No entanto, com o passar dos anos, a sociedade viu-se arrastada para um ritmo de vida cada vez mais agitado, onde se demarcam o stress e o sedentarismo. As pessoas deixaram de ter tempo para fazer refeições saudáveis/equilibradas e foram "obrigadas" a consumir produtos alimentares altamente processados e do género fast-food (extremamente nocivos para a saúde devido aos altos teores de gordutas saturadas, de colesterol e de açucares refinados que estes contêm e ausência de fibras, vitaminas e minerais verificada), deteriorando assim a saúde e o nível de vida de toda a população.
Assim, o suplemento alimentar veio, de certo modo, remediar/combater este cenário, compensando as carências proteicas, vitamínicas, de minerais e hidratos de carbono, de forma saudável e equilibrada.
Hoje em dia, os suplementos recomendam-se a qualquer pessoa que esteja preocupada em manter uma alimentação saudável e equilibrada, e a todos os atletas de alto e baixo nível.
Esta é uma fonte de saúde, energia e vitalidade, que se tornou numa ferramenta preciosa na luta por uma dieta equilibrada e consequentemente um estilo de vida saudável.
Existe no mercado um vasto número de sumplementos, para todo o tipo de necessidades:
Redutores de peso e volume (lipotrópicos, termogénicos e controlados de apetite)
Proteínas (aumento de massa magra e redução de massa gorda)
Incrementadores de Peso e Volume muscular (creatina, misturas de hidratos de carbono com proteína)
Vitaminas e Minerais
Aminoácidos (unidade formadora das proteínas - responsável pela formação dos músculos)
No entanto, os suplementos não contituem uma pílula mágica e é aconselhável a estruturação de uma dieta sempre que se inicia a ingestão de suplementos.
É verdade que é muito mais fácil obter os nutrientes necessários para a construção muscular nos suplementos, mas quando tomados correctamente e combinados com uma alimentação equilibrada, ter-se-á um estilo de vida muito mais saudável.

Mais informações...

Creatina Monohidrato – A melhor fonte de energia



A Creatina é um produto 100% natural encontrado na carne vermelha e nalguns peixes (arenque, salmão e atum - a cada 1 quilo de carne são consumidas 5 gramas de Creatina). Para além de poder ser encontrado no reino animal, o nosso corpo cria este composto naturalmente, no fígado, pâncreas, rins que depois é transportado para os músculos do corpo através da corrente sanguínea, e que é utilizado para fornecer energia aos músculos, de forma a regenerar os mesmos, ou seja, é uma substância natural que o nosso corpo produz para ter energia.
No entanto a Creatina também pode ser ingerida como suplemento alimentar. Este é o mais popular no mercado e eficaz no culturismo. Ao contrário dos esteróides e das drogas, a Creatina Monohidrato é 100% natural. Esta ajuda a melhorar a performance fornecendo energia para contracções musculares intensas, ou seja, esta pode aumentar significativamente a massa muscular magra em apenas 2 semanas, é responsável pela melhoria do desempenho num exercício de alta intensidade, aumenta os níveis de energia e acelera a recuperação muscular.
Isto acontece porque quando os indivíduos fazem muitas sessões de exercício anaeróbico (musculação) intenso, o esgotamento da fosfocreatina (serve como fonte de energia para o processo de contracção muscular) pode ocorrer em 10 segundos.. o que pode contribuir para a fadiga e incapacidade de levantar pesos pesados. Os suplementos de creatina podem aumentar a creatina intramuscular do indivíduo em até 1/3, o que pode aumentar a formação de fosfocreatina e desta forma ajudar a manter a força no máximo, por um longo período de tempo. Consequentemente, é possível treinar de forma mais intensa e ter menos fadiga, resultando em mais massa muscular ao longo do tempo.
Para além disto, a creatina monohidrato também acelera a perda de gordura, enquanto constrói a massa corporal magra.
Quem a deve tomar são indivíduos que:
Querem mais energia;
Querem construir músculo mais rapidamente;
Querem mais resistência;
Querem ficar mais tonificados, através do aumento da massa muscular, tento uma recuperação mais rápida, e perder a pouca gordura que possuem;
Estão envolvidos numa actividade física intensa, que enfrentam o stress físico, fadiga e que gostam de resultados incríveis.
A ingestão de Creatina Monohidrato é realizada em duas fases Loading e Manutenção:
- A fase Loading aplica-se a quem nunca tomou este suplemente. Assim, durante os primeiros quatro dias a uma semana, deverá ingerir 20 a 30 gramas por dia, juntamente com sumo ou água. Depois deste período, deverá ingerir regularmente de entre 5 a 15 gramas por dia, de forma a manter os músculos saturados.
- A fase Manutenção consiste numa abordagem mais gradual. Ao longo de um período prolongando deverá ingerir apenas 5 a 15 gramas por dia, todos os dias. Para obter melhores resultados, deverá combinar a creatina com uma alta base de hidratos de carbono, como a Maltodextrina e Dextrose. Deverá ingerir o suplemento meia hora depois do treino, pois assim o seu transporte dentro do músculo pode ser facilitado pela acção da insulina.
Muito importante, o uso abusivo de creatina pode causar vómitos e diarreia e problemas renais.
Em relação aos efeitos colaterais por um longo período de tempo, o único conhecido é o aumento de peso (entre 3 a 4 kg) em consequência da retenção de líquidos. Alguns artigos sugerem que a creatina pode causar cãibras e lesões musculares, no entanto nada foi ainda comprovado.

Mais informações...
Mega CLA



Mais informações...

Mega CLA GN, é 100% o CLA Clarinol™, desenvolvido e investigado pela multinacional Loders Croklaan possuindo a mais elevada concentração em isómeros biologicamente activos, de entre todos os CLA disponível no mercado.
O Mega CLA GoldNutrition contém exclusivamente Clarinol – Ácido Linoleico Conjugado – um ácido gordo polisaturado, proveniente do óleo de açafroa (Carthamus tinctorius).
O CLA é um dos ingredientes naturais mais estudados do momento (mais de 200 trabalhos científicos publicados em 2004) que tem demonstrado consistentemente benefícios ao nível da composição corporal: - CLA Clarinol reduz a gordura corporal; - CLA Clarinol aumenta a massa muscular magra.
Recentemente, a Sociedades Francesa dos Antioxidantes e a "International Society of Antioxidants in Nutrition and Health", atribuiu o prémio "Meilleur Ingrédient Minceur 2004-2005" (melhor ingrediente de emagrecimento) ao CLA Clarinol.
O que é o CLA Clarinol? É um ácido gordo essencial, de nome ácido linoleico conjugado, da família dos ómega 6, que existe nos lacticínios e carnes e em certas fontes vegetais, como por exemplo, a planta de açafroa, também conhecida por cártamo. O CLA refere-se a uma mistura de diferentes isómeros. Dois dos principais isómeros do CLA estão presentes em alguns alimentos e apresentam benefícios para a saúde, especialmente na melhoria da composição corporal. Hoje em dia com a tendência de se reduzir o consumo de carnes gordas e com o processo de desnatar o leite, perde-se a maioria do CLA, restando apenas quantidades vestigiais nos alimentos. Calcula-se que os europeus estejam a ingerir cerca de 150-400 mg/dia, valores muito abaixo do recomendado para se obterem benefícios para a saúde.
Benefícios para a Saúde Os benefícios que se têm observado com a utilização do CLA, são essencialmente ao nível da redução da gordura corporal, embora esse nutriente também seja um bom fortalecedor do sistema imunitário, possua actividade antioxidante e anti-inflamatória e possa diminuir os níveis do colesterol. Ao contrário da esmagadora maioria dos produtos para emagrecer, que tentam provocar perdas de peso rápidas e que acabam por provocar o famoso efeito "yo-yo", ou promover perdas de água e massa muscular acentuadas, o CLA deve ser usado por todos os que pretendem tonificar o corpo, reduzir progressivamente a gordura corporal, com a obtenção simultânea de um efeito benéfico sobre a massa muscular e fortalecer o seu sistema imunitário.
CLA e redução da gordura corporal CLA é essencialmente direccionado para promover a redução da gordura corporal e não especificamente para reduzir o peso. Para todos aqueles que atingiram o seu peso ideal, pode ajudá-los a prevenir que voltem a ganhar gordura. Foi demonstrado através de estudos científicos, que se verifica um aumento do dispêndio energético, com o tratamento de CLA, o qual é suficiente para diminuir a acumulação da gordura. São vários os modos de acção pelos quais o CLA actua. Contudo, o mecanismo mais consistente aparenta ser o do metabolismo energético – o CLA estimula directamente a degradação da gordura. Os investigadores descobriram que o CLA actua em dois locais distintos – nos adipócitos (células gordas), local onde a gordura se acumula e nas células musculares, principal local onde a gordura é queimada para a obtenção da energia.
Os mecanismos de acção do CLA propostos para a redução da gordura corporal, são os seguintes: 1. Diminuição da gordura absorvida e acumulada, após as refeições, por inibição da lipoproteína lipase. Esta enzima é essencial para facilitar a entrada dos triglicéridos dentro das células. 2. Aumento da taxa de utilização da gordura corporal. Este processo passa-se na mitocôndria da célula muscular, por estímulo da enzima CPT (Carnitina P. Transferase). Uma vez que a gordura não entrou na célula, como vimos acima, então vai ser canalizada para o músculo, através do sangue, onde irá ser oxigenada (queimada). 3. Diminuição do número total de células gordas existentes no corpo. O CLA inibe a diferenciação dos pré-adipocitos em adipocitos.

O que mostram os trabalhos científicos? Um dos estudos mais interessantes, foi realizado durante 1 ano, com 180 mulheres e homens com excesso de peso. Este estudo demonstrou que uma suplementação com 3,4g de CLA, para além de ser completamente segura para a saúde, conduziu a uma redução de cerca de 8,7% da massa gorda corporal, sem qualquer alteração dos estilo de vida ou dieta alimentar. Outro estudo efectuado na Suécia demonstrou a capacidade do CLA em reduzir particularmente a gordura abdominal – apenas durante 4 semanas, homens obesos (com a gordura concentrada na zona abdominal), sem seguirem qualquer dieta, viram reduzida a sua percentagem de gordura corporal em 2%. O CLA reduz a massa gorda corporal em indivíduos obesos e com excesso de peso – num estudo realizado com 60 pessoas, foi avaliada a acção de diferentes dosagens de CLA em 5 grupos diferentes de pessoas obesas ou com excesso de peso. Ao fim de 12 semanas de tratamento foi encontrada uma redução significativa de massa gorda corporal nos grupos que tomaram 3,4g e 6,8g de CLA. O estudo concluiu que, em face dos resultados, basta uma dosagem de 3,4g de CLA para se notarem bons resultados na redução da gordura corporal. De referir que os trabalhos que revelam claramente efeitos benéficos ao nível da redução da gordura corporal, bem como máxima segurança para a saúde, utilizaram suplementos de CLA concentrados nos dois isómeros activos.
Qual a importância dos isómeros activos? CLA refere-se a uma mistura de diferentes isómeros, sendo os dois principais o cis-9, trans-11 e o trans-10, cis-12. Os benefícios para a saúde atribuídos ao CLA ao nível da composição corporal são, precisamente, atribuídos à mistura destes dois isómeros, numa combinação de 50:50, os quais são considerados os isómeros biologicamente activos. Enquanto o isómero responsável pela inibição da lipoproteína lipase é o t-10, c-12, o responsável pela estimulação da enzima CPT é o c-9, t-11. Algumas investigações tinham demonstrado que, afinal o CLA não reduzia a gordura corporal! Ora o que se passou foi que estes trabalhos usaram um CLA ou com uma percentagem de isómeros activos baixa ou então com uma grande desproporção entre os principais dois isómeros activos. Do mesmo modo, trabalhos efectuados com animais revelaram que os isómeros quando administrados isoladamente podem apresentar efeitos secundários, como por exemplo, aumentar a resistência à insulina, indução de fígado gordo e lipodistrofia.
Mega CLA GoldNutrition – Porquê o mais eficaz? Mega CLA GoldNutrition é 100% o CLA Clarinol, desenvolvido e investigado pela multinacional Loders Croklaan (integrada no grupo Unilever) possuindo a mais elevada concentração de isómeros biologicamente activos, de entre todos os CLA disponíveis no mercado – 80%! São estes isómeros numa combinação de 50:50 que tornam o CLA eficaz ao nível da redução da gordura corporal. Clarinol é obtido a partir de uma fonte vegetal – a planta açafroa – por um processo exclusivo que permite manter a mais elevada concentração em CLA e nos seus isómeros activos. É um suplemento natural, completamente desprovido de toxicidade.^ O CLA Clarinol tem suportado inúmeros estudos pré-clínicos e clínicos em humanos para verificação da sua eficácia. Clarinol é produzido por Loders Croklaan, de acordo com as mais rigorosas medidas de controlo de qualidade, naquela que é a maior fábrica do mundo de CLA. A fábrica possui certificação ISO9001, ISSO 14001 e o processo de produção obedece às normas HACCP e GMP.